CRS atento às propostas do Ministério sobre formação médica

CRS atento às propostas do Ministério sobre formação médica

O CRS emitiu um comunicado sobre a reunião e as suas posições, que pode ler abaixo ou descarregar abrindo o ficheiro anexo.


COMUNICADO

Reunião sobre Formação Médica Especializada

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, em parceria com o sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZC-FNAM), o sindicato Independente dos Médicos (SIM) e o Conselho Nacional do Médico Interno (CNMI) promoveu, no dia 20 de Março, no auditório da OM, em Lisboa, uma reunião magna para discutir uma proposta do Ministério da Saúde que visa introduzir desastrosas mudanças no sistema de formação médica pós-graduada.

Esta reunião teve também a presença de muitos estudantes das duas faculdades de Medicina de Lisboa e a participação activa da Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM).

A mesa da sessão foi composta pelo presidente do Conselho Regional do Sul, Jaime Teixeira Mendes; pelo coordenador do SMZC, Mário Jorge Neves; pelo secretário-geral do SIM, Jorge Paulo Roque da Cunha; por Tiago Costa, representante do CNMI; e pela tesoureira da ANEM, Mónica Mamede.

As intervenções dos dirigentes, bem como de todos os participantes que usaram da palavra, revelaram que os médicos condenam generalizadamente as propostas do Ministério da Saúde, que, entre outros desmandos, pretende terminar com o Ano Comum de Internato  e retirar à Ordem dos Médicos as suas competências na atribuição das idoneidades formativas.

A gravidade dos propósitos da tutela e a disposição manifestada pelos médicos justifica que o Conselho Regional do Sul mantenha uma vigilância próxima deste processo, com a realização futura de outras iniciativas de sensibilização de todos os médicos para este problema e de debate e contestação. A Assembleia solicitou ao CRS que em colaboração com os sindicatos, o CNMI e a ANEM promovesse um estudo sobre as necessidades de especialistas no país baseado em estudo demográfico.

A intenção de retirar à Ordem a competência de atribuir idoneidades formativas visa enfraquecer o eficaz modelo de autorregulação médica que vigora em Portugal e seria uma ameaça séria à qualidade da formação e, por conseguinte, do tratamento dos doentes. Representaria, igualmente, um retrocesso de décadas naquele que é considerado um dos melhores sistemas de formação de toda a Europa, sempre elogiado e reconhecido por médicos e políticos da área da saúde de países de grande nível de desenvolvimento social e humano.

O Conselho Regional do Sul informará todas as estruturas da Ordem que lhe são afectas quanto aos procedimentos relacionados com esta matéria.

 

Lisboa, 26 de Março de 2014

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos

27 de março de 2012

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo