Aviso: nova cédula profissional

Aviso: nova cédula profissional

 

Saiba tudo sobre a obtenção da cédula profissional, a certificação digital e a recuperação de credenciais que permitem a utilização da mesma e conheça a posição do Conselho Regional do Sul sobre a matéria.




Posição do Conselho Regional do Sul sobre revalidação e recuperação dos códigos das cédulas profissionais

O Conselho Regional do Sul (CRS) tem seguido com a maior atenção os problemas sucessivos com que os médicos se defrontam para obter as suas cédulas, sejam elas novas ou segundas vias necessárias por diferentes circunstâncias.
Tem sido notória a contestação crescente designadamente às dificuldades de ativação do cartão e ao custo cobrado pela empresa Multicert para a recuperação de credenciais (os códigos pin e puk), o que, lamentavelmente, ascende a 10 euros.
Os dirigentes dos atuais Conselho Regional do Sul e Conselho Regional do Centro não colaboraram neste acordo, visto ele ter sido efetuado no triénio anterior, em 2012, não se tendo ainda extinguido o prazo do contrato com o Banco Santander, que terminará em julho.
O CRS aconselha os médicos, por agora, a seguirem as instruções do Conselho Nacional para as Novas Tecnologias da Ordem dos Médicos para obterem as suas cédulas ou para a recuperação dos seus códigos. Essas instruções podem de resto ser também consultadas num anexo neste mesmo site.
Contudo, quer o Conselho Regional do Sul garantir que tudo fará para que este complicado e penalizador processo para os médicos seja alterado no sentido da simplificação da capacidade de uso da assinatura digital.
Na verdade, o CRS não concorda que os médicos tenham que pagar 10 euros para obter de novo os seus códigos, quando os extraviaram, nem concorda que este processo acabe por deixar os médicos nas mãos de uma empresa privada nestas circunstâncias.

Lisboa, 7 de Abril de 2016
O Conselho Regional do Sul


 

Aceda ao documento em anexo para esclarecer todas as dúvidas sobre a cédula profissional.

2 de novembro de 2003

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo