Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica

Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica

Recorda-se a importância de participar no estudo Burnout 2016 que foi lançado no dia 19 de Maio. 

Esclareça todas as dúvidas nas cartas enviadas pelo Bastonário da Ordem dos Médicos e pelos Presidentes das três Secções Regionais e informe-se em http://www.burnout2016.ics.ulisboa.pt/home.

 

 

 

Caro/a colega,

 

Como terá tomado conhecimento através das mensagens que lhe dirigimos anteriormente, está a decorrer desde o passado dia 19 de Maio e até ao próximo dia 31 de Julho o Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica, levado a cabo pela Ordem dos Médicos, em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Neste momento temos já registado um número considerável de respostas pelo que, caso faça parte do grupo dos que já participaram, agradecemos a sua disponibilidade.

Apesar deste número de respostas, e de modo a assegurar a caraterização nacional do Burnout na Classe Médica, voltamos a apelar para que seja participante. Aceda ao seu inquérito aqui:

http://www.burnout2016.formulario.ics.ulisboa.pt/ (ou, se preferir, em alternativa, peça uma versão impressa aqui http://goo.gl/forms/pOVvlrUw6y.

Aproveitamos para informar que a equipa do Instituto de Ciências Sociais (ICS) que está a conduzir o estudo nos alertou para o facto de terem surgido casos pontuais de dificuldades técnicas no preenchimento do inquérito. De acordo com a equipa do ICS, se teve alguma dificuldade leia, por favor, a seguinte informação:

1. Conseguiu preencher com sucesso todo o inquérito, mas não conseguiu submeter os dados no último passo - asseguramos que os seus dados foram registados com sucesso e não recomendamos nenhuma ação.

2. Se ficar bloqueado numa página do inquérito – pedimos que:

i) suba até ao topo da página onde verificou o bloqueio (utilizando o rato ou botões de navegação do browser) e verifique se existe um aviso que requer a sua aprovação para passar de página (e.g., aviso de que existem questões por responder);

ii) caso o problema não fique resolvido, por favor contacte-nos através do e-mail burnout2016@ics.ulisboa.pt

3. Se ficou bloqueado numa página do inquérito e fechou essa página– pedimos que:

i) retorne ao seu inquérito através da ligação que lhe foi anteriormente enviada;

ii) siga as instruções em cima no ponto 2.

 

José Manuel Silva

Bastonário da Ordem dos Médicos

 

Miguel Guimarães

Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos

 

Carlos Cortes

Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos

 

Jaime Teixeira Mendes

Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos

 

_______

 

Caro(a) colega,

 

            A situação socioprofissional dos(as) médicos(as) Portugueses(as) é, desde há muito, uma preocupação para a Ordem dos Médicos, designadamente pelas repercussões que pode ter no bem-estar dos(as) médicos(as) e na qualidade dos cuidados de saúde prestados. Tenho, deste modo, conferido especial atenção a esta situação no que fui apoiado pelo Conselho Executivo e pelos Presidentes das Secções Regionais do Norte, do Centro e do Sul.

            Neste sentido, a Ordem dos Médicos, em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, decidiu realizar o Estudo Nacional do Burnout na Classe Médica (veja mais informações sobre o estudo em www.burnout2016.ics.ulisboa.pt), o qual será lançado já no próximo dia 13 de Maio. Têm chegado ao meu conhecimento muitos apoios a esta iniciativa, o que indicia uma ampla intenção de participação no estudo. Conto, assim, consigo como participante deste estudo.

            A Síndrome de Burnout constitui uma reação ao stress profissional cumulativo e prolongado e configura-se como um indicador robusto do desgaste associado às excessivas exigências socioprofissionais com que os(as) médicos(as) se confrontam. O Burnout tem sido estudado nos(as) médicos(as) a nível internacional, nomeadamente em diversos países europeus, estando contudo por estudar a sua prevalência, antecedentes e consequências na classe médica em Portugal.

            Este é o primeiro estudo lançado a nível nacional sobre o Burnout na Classe Médica. A participação de todos(as) é essencial para dar voz aos(às) médicos(as). Só assim poderemos conhecer melhor as condições socioprofissionais em que exercem medicina no nosso país e o impacto que esse exercício tem nos sintomas de Burnout profissional. No final do estudo, a Ordem dos Médicos fará a divulgação dos resultados junto da classe médica, através de diversos meios.

            Apelamos assim a que todos(as) os(as) médicos(as) sejam participantes deste estudo respondendo ao inquérito que vos será enviado a partir do próximo dia 13 de Maio por email e também noutras comunicações na Revista da Ordem dos Médicos e por facebook, web e sms.

            Se é um(a) dos(as) cerca de 40 mil médicos(as) em exercício, inscritos(as) na Ordem dos Médicos, irá receber a sua ligação de acesso inquérito a partir do próximo dia 13 de Maio.  Como participante deste estudo estará a fazer com que a sua voz seja ouvida, a contribuir para dar a conhecer e melhorar as condições socioprofissionais e os impactos da atividade médica em Portugal. Muito agradecemos o seu interesse e contamos consigo enquanto participante deste estudo. Se possível, responda logo que receber as instruções para aceder ao inquérito.

 

            Cordialmente,

 

José Manuel Silva

Bastonário da Ordem dos Médicos

 

José Miguel Guimarães

Presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos

 

Carlos Diogo Cortes

Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos

 

 

Jaime Teixeira Mendes

Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos

26 de outubro de 2003

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo