Hospitais fecham camas por falta de enfermeiros

Hospitais fecham camas por falta de enfermeiros

Bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que há profissionais do Hospital de Santo António que não podem gozar férias em julho.

 

Há camas que estão a ser fechadas nos hospitais centrais por falta de enfermeiros. A denúncia foi feita ontem (14 de Junho) pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, após a apresentação do relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, em Lisboa. A bastonária atribui a dificuldade em contratar enfermeiros de substituição a um despacho com pouco mais de um mês.

Nas contas de Ana Rita Cavaco, terão sido 11 as camas encerradas: duas no Hospital de São José, na unidade dos neurocríticos, em Lisboa, precisamente onde nasceu o bebé-milagre na semana passada; e nove no serviço de Ortopedia do Hospital de Santo António, no Porto. A Administração confirma, mas corrige os números.

"Foram transitoriamente encerradas sete camas, devido à situação atípica de dez baixas médicas, motivadas por gravidez (sete) e doença (três)", respondeu ao JN fonte do hospital. "A imprevisibilidade deste fator" está a tentar ser resolvida com a "contratação de enfermeiros (…), que se prevê estar concluída nos próximos dias".

O Centro Hospitalar de Lisboa Central, a que pertence o São José, não desmentiu e informou que, "apesar dos constrangimentos”, está "a tentar manter a qualidade" dos cuidados, estando "em curso uma reorganização dos serviços".

No Santo António, "o problema do fecho de camas está iminente ainda nos serviços de Obstetrícia e Medicinas, também por haver dificuldade em substituir enfermeiros", referiu, mais tarde, ao JN, a bastonária.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 15 de Junho 2016

15 de junho de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo