Liberdade de escolha desvia doentes

Liberdade de escolha desvia doentes

Hospital de Santa Maria está a ter mais procura de utentes de outras unidades da região.

 

O Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, registou, no primeiro semestre de 2016, um aumento médio diário de 70 utentes em relação a período homólogo de 2015. O aumento da procura de cuidados é de residentes fora da área de influência do hospital: Vila Franca de Xira, Loures, Amadora e de áreas de Lisboa não abrangidas pela unidade.

Ao CM, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, que integra o Santa Maria, explica que a unidade registou um aumento médio diário de 45 utentes na Urgência Geral (10 por cento), seis a oito grávidas (12 por cento) na Urgência de Obstetrícia e mais 16 crianças na Urgência de Pediatria. Até ao final de 2015, a média diária de utentes era de 450 doentes na Urgência Geral, 50 a 70 grávidas na Urgência de Obstetrícia e 150 crianças na Pediátrica.

O aumento da procura deve-se à liberdade de escolha dos cidadãos. "Há mais pessoas a procurarem os nossos cuidados porque têm liberdade para escolher onde querem ser tratadas. Além disso, temos tempos de espera razoáveis", refere Carlos Martins, acrescentando que o aumento de afluência na Urgência "não está" a prejudicar a atividade programada no hospital.

 

Fonte: Correio da Manhã, 9 de Agosto 2016

9 de agosto de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo