‘Legionella’ no Hospital da Horta "não é alarmante"

‘Legionella’ no Hospital da Horta "não é alarmante"

O presidente da Câmara da Horta e o responsável pelo Sindicato dos Enfermeiros nos Açores consideraram ontem (20 de setembro) que a contaminação de ‘legionella' no hospital local, na ilha do Faial, "não é alarmante".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, José Leonardo Silva, disse já ter reunido com a administração da unidade de saúde e também com a direção clínica para se inteirar do caso, que considerou não ser "motivo para alarmes".

"O hospital da Horta atuou de imediato, tal como se impõe nestes casos, e já procedeu à limpeza e desinfeção das canalizações", explicou o presidente da câmara, realçando o facto de, até à data, "nenhum doente" ter sido infetado com esta bactéria.

O responsável garantiu, contudo, que o município vai continuar a acompanhar o caso, aguardando "serenamente" o resultado das contra-análises entretanto efetuadas.

Preocupação semelhante revelou também o representante nos Açores do Sindicato dos Enfermeiros, para quem a contaminação de ‘legionella' no hospital da Horta "não é alarmante". "Por aquilo que sabemos, foram tomadas as providências habituais nestas circunstâncias. Os doentes foram transferidos para outra zona do hospital, o que causa alguns transtornos, mas não mais do que isso", salientou Francisco Branco.

O representante dos enfermeiros referiu que, apesar de se tratar de uma contaminação por uma bactéria considerada perigosa, "não há indicação de doentes ou funcionários contaminados".

Uma análise de rotina ao sistema de águas do hospital da Horta detetou a presença de ‘legionella' na canalização, mas nenhum doente foi infetado, disse a diretora clínica

da unidade, Fátima Pinto.

 

Fonte: Açoriano Oriental, 21 de Setembro 2016

21 de setembro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo