1,2 milhões de vacinas da gripe grátis

1,2 milhões de vacinas da gripe grátis

O Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 1,2 milhões de doses de vacina contra a gripe que serão distribuídas gratuitamente nos centros de saúde.

 

O Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 1,2 milhões de doses de vacina contra a gripe que serão distribuídas gratuitamente nos centros de saúde, além das que podem ser compradas nas farmácias.

Segundo um comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), a vacinação contra a gripe começa a ser dada no próximo mês e vai continuar a ser gratuita para utentes a partir dos 65 anos e para pessoas vulneráveis residentes ou internadas em instituições. As vacinas gratuitas para aqueles grupos não requerem receita médica nem pagamento de taxa moderadora.

As vacinas dadas pelo Serviço Nacional de Saúde foram selecionadas em concurso e são de marcas comerciais que também estarão disponíveis em farmácias, refere a DGS.

Quanto às receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 1 de julho de 2016, são válidas até 31 de dezembro de 2016.

A vacina deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano, mas pode ser administrada durante todo o outono e inverno.

Ainda este mês, a DGS vai emitir recomendações para o próximo Outono e Inverno, mas serão, no essencial, idênticas às das épocas anteriores, refere o comunicado.

Na última época de gripe, ao contrário do que aconteceu na anterior, a taxa de incidência da doença foi muito pouco acentuada. O inverno moderado, a pouca atividade do único vírus que esteve em circulação (AH1, que deixou de ser pandémico e passou a ser sazonal) e os mais de um milhão de portugueses que se vacinaram contribuíram para que a época 2015/2016 fosse tranquila em termos de gripe.

 

Fonte: Jornal de Notícias, 23 de Setembro 2016

23 de setembro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo