Há menos médicos a pedirem a reforma

Há menos médicos a pedirem a reforma

Aposentaram-se 612 clínicos em 2014, 400 em 2015 e, até ao final do ano, estima-se que o façam 326. O Bastonário justifica queda com corrida para evitar agravamento fiscal das condições.

 

O número de médicos do Serviço Nacional de Saúde a pedirem a aposentação tem vindo a decair desde 2014, segundo os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Em 2015 foram 400, menos 212 profissionais do que os 612 aposentados no ano anterior. A tendência é de queda, uma vez que até ao final de setembro aposentaram-se 158 e as estimativas da ACSS apontam para pouco mais de 326 até ao final do ano.

A Administração Central do Sistema de Saúde prevê que se reformem 191 médicos no próximo ano. Este será o período com menos aposentações. A partir de 2018, a situação inverte-se, aumentando anualmente até 2022, com a previsão de 443 médicos aposentados.

O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, explica a diminuição das aposentações com o facto de ter havido uma corrida às reformas antecipadas nos últimos anos, devido ao agravamento fiscal das condições da aposentação. "Os médicos que deviam reformar-se agora pela idade já estão reformados. Por isso é que há uma diminuição das aposentações", sublinhou José Manuel Silva.

Segundo o bastonário, o País não tem falta de médicos, mas sim de horas de médicos. "Os médicos não trabalham mais porque são mal remunerados. O Governo tinha dito que os cortes salariais aplicavam-se durante o período da Troika. Já foi embora e os cortes de 50 por cento mantêm-se", criticou.

A maioria (90 por cento) dos problemas decorrentes da falta de horas de médicos ficava resolvida, segundo o responsável, com a reposição do pagamento das horas extra. "Estamos a formar muitos mais médicos do que aqueles que se reformam, ou seja, todos os anos são formados cerca de 1100 médicos, enquanto os que vão para a reforma são cerca de duas ou três centenas", rematou.

 

Fonte: Correio da Manhã, 10 de Outubro 2016

10 de outubro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo