Vacinação em crianças e adolescentes

Vacinação em crianças e adolescentes

Inquérito: Vacinação em crianças e adolescentes – retrato das práticas atuais


A Ordem dos Médicos divulga o inquérito “Vacinação em crianças e adolescentes – retrato das práticas atuais” que se destina a médicos, médicos internos e enfermeiros:

O cumprimento do Programa Nacional de Vacinação, responsável pela mudança do perfil das doenças infeciosas em Portugal, constitui um exemplo de boas práticas, com ganhos importantes em saúde pública. A formação e permanente atualização de todos os que trabalham na área da vacinação são fundamentais, devendo ser uma preocupação constante dos serviços de saúde.

São notórias as falsas crenças relativas à vacinação, que condicionam o seu adiamento e alteração dos esquemas vacinais recomendados. Este estudo permitirá caracterizar práticas relativas à vacinação e, consequentemente, investir na melhoria das mesmas, bem como desmistificar falsas crenças relacionadas com esta temática.

Os autores do projeto pertencem ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e à Unidade de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral – Patrícia Miranda (Médica Interna de Pediatria do CHL), Alexandra Luz (Assistente de Pediatria do CHL), Pascoal Moleiro (Assistente Graduado de Pediatria do CHL, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Adolescente) e Rui Passadouro (Assistente Graduado de Saúde Pública do ACES Pinhal Litoral, Presidente da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos​).

A sua colaboração é fundamental para a realização deste estudo. Os dados fornecidos serão objeto de tratamento estatístico e destinam-se exclusivamente a fins da investigação. Foi submetido à Comissão de Ética e desenhado de forma a garantir confidencialidade e o anonimato dos participantes.

A sua participação é voluntária. Em caso de dúvida, poderá contactar-nos através do e-mail: pati_m16@hotmail.com. Caso aceite participar, deve dar o seu consentimento, onde se lê “Declaração de Consentimento Informado”.

Obrigada pela colaboração!

Inquérito disponível em:
https://surveys.uc.pt/index.php/279376?lang=pt

 

 

4 de maio de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo