«Tasca do Mês» no boletim Medi.com

«Tasca do Mês» no boletim Medi.com

Em Sines, comer e olhar para o mar - uma visita à Restinguinha!

 

Em ambiente de mar e pesca, embora Sines seja hoje uma cidade onde impera a indústria pesada, só um restaurante permite aos comensais comer e ver o mar. É A Restinguinha, na rua Vasco da Gama, mesmo por cima da concha da praia de Sines.

Há 32 anos era uma pequena tasca, no rés-do-chão, mas hoje, depois de José Rodrigues Nunes ter adquirido o seu trespasse e a ter transformado aos poucos a partir de 1986, ali come-se peixe grelhado do mais fresco e genuíno, com uma vista de mar soberba, como assinalou o proprietário Rui Nunes, filho do mentor da casa.

Quem for a Sines, deve acomodar uma ida à Restinguinha, um sítio onde não há luxo nem salamaleques, mas onde o proprietário atual, a sua esposa e os seus funcionários recebem bem e dão o melhor de si numa grelha de onde o peixe sai sempre no ponto.

É agora Rui Nunes que gere o negócio, em permanência desde 2015, altura em que se reformou do seu emprego na Petrogal. E é ele que explica três décadas de melhorias desde o tempo da tasca.

O pai era guarda fiscal e o posto era mesmo ao lado, por onde passavam muitos dos guardas. Rui conta que, ao tempo, “o proprietário era um senhor já mais velho e a partir de uma certa idade quis trespassar”, o que mereceu o interesse de José Nunes. “O meu pai acabou por comprar o trespasse, no final de 1985, e veio a abrir em março de 1986, já com muitas limpezas e umas pequenas obras iniciais”.

Ao longo dos tempos as condições foram sendo melhoradas. “Havia um quintalinho na parte de trás que foi fechado para instalar a parte do grelhador.  Arranjou-se também a sala do meio para servirmos refeições e em baixo manteve-se a tasca e por cima começaram a servir-se petiscos”, explicou ao Medi.com.

Hoje, com 76 anos, José Agostinho Rodrigues Nunes apenas vai à Restinguinha para almoçar e recordar, disse Rui Nunes, mas “às vezes arranja o choco, o polvo ou algum peixe para estar mais distraído”, embora a saúde e a idade já aconselhem recato. Tal como a mãe, Luísa Antónia Vilhena Candeias Rodrigues Nunes, que “almoça também e vai uma ou outra vez à cozinha”.

José Nunes e Luísa Nunes são a alma da transformação da tasca em restaurante de grelhados de qualidade e têm por isso uma particular atenção com a sua obra. De resto, no início, José deslocou-se propositadamente a Setúbal para aprender, com um amigo, a fazer choco frito, uma das iguarias com fama na Restinguinha, que hoje continua a atrair muitos dos que procuram a casa.

Nessa altura, foram os petiscos a dominar a aposta de José e Luísa Nunes – que cozinhava –, com a moreia frita e as lulinhas a emparelharem com o choco.

Agora, para além do peixe grelhado, reinam também outros pratos; uma caldeirada que cria água na boca só de ver, os mariscos, os petiscos, com as deliciosas ameijoas à Bulhão Pato, a massa de garoupa ou o arroz de tamboril.

Rui Nunes e a esposa têm agora empregados, ao contrário dos tempos iniciais, quando a família tratava de tudo. E A Restinguinha de hoje tem que ser gerida com todos os cuidados, para manter a qualidade e a fama e ter resultados, numa época que “está difícil para todos”, como refere o proprietário.

Apesar disso, mesmo em período de inverno, a casa tem sempre gente, “não tanta como seria desejável, mas servem-se umas 30 refeições por dia”, com grande afluência aos sábados e domingos.

Dentro em pouco chegará a época do ano em que as férias imperam e Rui Nunes avisa que tudo se transforma, com o restaurante a encher-se todos os dias, “principalmente a partir de meados de julho até princípios de setembro”.

Nessa altura, as três salas, duas viradas para o mar, o velho rés-do-chão da tasca e a do andar de cima, e ainda a sala interior, a maior, têm espaço para 130 pessoas. É o tempo de a grelha não parar de fumegar e de espalhar o aroma forte a peixe grelhado.

Nessa altura, quem desejar ir à Restinguinha deve procurar estacionamento mais longe e ir a pé tranquilamente, um passeio que será ainda mais útil no regresso, satisfeito, de barriga cheia.

 

 

Contactos

 

Rua Vasco da Gama 48, 7520-243, Sines

+351 934 679 821 / 269634690

 

https://www.facebook.com/Restaurante-a-Restinguinha-964234890323153/


14 de maio de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo