850 transplantes de coração em 30 anos

850 transplantes de coração em 30 anos

Portugal é o 12.° da Europa e está à frente de países como a Alemanha e o Reino Unido no número de transplantes realizados anualmente. Há, atualmente, 40 doentes à espera de um coração no país. A taxa de sucesso desta operação é de cerca de 90%.

Em Portugal, cerca de 850 pessoas foram submetidas a um transplante de coração desde 1986, ano em que a equipa do médico Queiroz e Melo realizou o primeiro transplante cardíaco no país. No ano passado, 42 portugueses receberam um coração e, até ao final do mês de agosto, contabilizavam-se 29 transplantes, mas o número de órgãos doados é insuficiente para os doentes necessitados.

Nos últimos cinco anos morreram 36 pessoas à espera de um coração e, neste momento, existem cerca de 40 em lista de espera. Com uma média de 4,9 transplantes cardíacos por cada milhão de habitantes, Portugal situava-se em 13.° lugar na Europa, em 2015, numa lista liderada pela Eslovénia. Segundo Manuel Antunes, chefe do centro de cirurgia cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o país estava em 12.° lugar no ano passado, com uma média de 4,1 transplantes por cada milhão, "à frente de países como o Reino Unido e a Alemanha", frisou. Valores que o especialista considera "razoáveis".

 

Fonte: Diário de Notícias, 9 de outubro 2017

 

 

9 de outubro de 2017

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo