Ordem dos Médicos quer travar publicidade enganosa na saúde

Ordem dos Médicos quer travar publicidade enganosa na saúde

Bastonário defende a criação de uma unidade especial que junte médicos, especialistas da área jurídica e Ministério Público para avaliar anúncios e travá-los quando necessário.

A Ordem dos Médicos quer travar a publicidade enganosa na saúde. Por isso propôs ao Ministério da Saúde a criação de uma unidade especial que junte médicos, pessoas da área jurídica, Polícia Judiciária, Ministério Público e outras ordens profissionais para proteger a saúde pública. "É importante que sejam cumpridas regras das boas práticas e não existam publicidades disparatadas, que colocam em risco a saúde", defende o bastonário dos médicos, fazendo referência a suplementos vitamínicos e de cálcio e que são vistos como "soluções milagrosas".

"A Ordem sozinha tem pouca capacidade de resposta quando falamos de publicidade enganosa ou matérias semelhantes. Temos o conhecimento para perceber se existe ou não validade científica, se a publicidade está ou não a enganar as pessoas, mas não temos capacidade de investigar e de atuar. Podemos atuar sobre médicos que estejam a prevaricar, mas não podemos atuar sobre não médicos", diz Miguel Guimarães, para explicar a necessidade de uma unidade multiprofissional "que possa avaliar e conduzir este tipo de processos no sentido de parar a publicidade se for caso disso"

 

Fonte: Diário de Notícias, 8 de outubro 2017

 

 

8 de outubro de 2017

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo