Sugestões gastronómicas no Medi.com

Sugestões gastronómicas no Medi.com

Casal Silva dá alma ao Café Popular

 

D. Cristina e o senhor Manuel Silva têm dos nomes e apelidos mais comuns em Portugal, nem outros mais portugueses poderiam ter quando são eles a alma do Café Popular, que não dista mais de 15 quilómetros de Évora.

Quem sai de Évora a caminho do Redondo, se for a horas de amesendar, vira pouco depois à direita para Nossa Senhora de Machede, pela estrada municipal 526. Chegado, entra à esquerda na localidade e encontra a Rua Engenheiro Sebastião José Perdigão. É aí o Café Popular. Entre, sente-se e desfrute das iguarias confecionadas pela D. Cristina e a simpatia do senhor Manuel.

Numa localidade pequena, mas numa região de grandes tradições gastronómicas, o café da aldeia teve um forte incremento como restaurante no virar do século. De facto, foi a partir de 2000 que o casal Silva tomou conta do espaço e pouco a pouco o transformou numa referência para conhecedores, num ambiente descontraído.

De acordo com a simplicidade, o asseio e o bem cuidar, os donos caracterizam o espaço como uma casa tradicional alentejana que mantém um café e tem uma boa sala de refeições.

O café tem décadas de história em Nossa Senhora de Machede, onde foi fundado em 1940 também como uma das típicas tabernas alentejanas, mas com Cristina e Manuel Silva teve uma significativa remodelação e ganhou a nova dimensão de casa de refeições.

Quem chega, encontra uma casa tipicamente decorada, com o recurso a peças antigas que traduzem a ruralidade e a identidade alentejana, mas é um espaço confortável e de cardápio consistente.

Claro que são os pratos regionais a dominar a ementa: sopa de tomate, cozido, sopa de beldroegas, sopa de poejos, migas de farinheira com carne de alguidar, rechina, sopa da panela e sopa de cação. Contudo, D. Cristina confeciona também pratos que são ícones gastronómicos do país ou de inspiração tipicamente portuguesa: bacalhau à casa, bacalhau verde e feijoada, entre outros.

Tudo no Café Popular assenta no casal Silva, uma vez que a casa não tem empregados, o que lhe dá um cariz muito familiar onde todos os clientes têm um contacto estreito com os proprietários, de forma mais imediata o senhor Manuel, mas também com a D. Cristina. Ambos levam a peito a máxima dos sábios comerciantes, para quem os clientes passam a ser também amigos.

De resto, a grande maioria dos clientes do Café Popular são das proximidades ou da cidade de Évora. Contudo, chegam também de vários pontos do país e os proprietários indicam amigos que vêm, rotineiramente, de Lisboa, da Amadora, Torres Vedras, Portalegre e de turistas estrangeiros, que ali vão descobrindo maravilhas da gastronomia típica, num ambiente informal de bom convívio.

São também das mais diversificadas áreas profissionais. Manuel Silva recebe gente de todas as profissões, que degustam os pratos e os petiscos de Cristina Silva. Desde juízes, advogados, médicos, professores, comerciais, gente que procura um espaço onde se bem come e se fica com vontade de regressar.

O Café Popular, a que não faltam lugares para estacionar, é um espaço muito especial de grande definição alentejana e merece um desvio a quem gosta de procurar boas experiências gastronómicas e de novas descobertas com esse fim.

A casa tem uma página de Facebook e nela se pode dar atenção a comentários reveladores das suas características. “Por exemplo, uma cliente escreve: “Local de passagem e paragem obrigatória, a quem gosta e sabe degustar um bom prato tipicamente tradicional!!! Isto, para não falar do atendimento personalizado, adequado e simpático dos seus donos. Cristina e Manuel!!! Parabéns, bem hajam!”

 

 

Contactos

 

Rua Engenheiro Sebastião José Perdigão, 2

Nossa Senhora de Machede

7005-685 Nossa Senhora De Machede

 

+ 351 266 917 004

 

Página de Facebook

https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-Popular-134791083635185/

Encerra às quartas-feiras



4 de abril de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo