Misericórdias chamadas a reduzir listas de espera

Misericórdias chamadas a reduzir listas de espera

Cirurgias passam a ser feitas através de notas de transferência, enquadrando-se no SNS. Em causa poderão estar 20 mil operações. Acordado desconto de 10% ao Estado.
A partir deste mês, as misericórdias vão poder fazer cirurgias no âmbito do SIGIC - Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia, através de notas de transferência entre hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Estima-se que possam realizar cerca de 20 mil cirurgias por ano, num encaixe superior a 30 milhões de euros. No acordo assinado com o Ministério da Saúde, as misericórdias comprometem-se a fazer um desconto de 10% sobre todas as operações.
"Com este acordo também nos enquadramos no SNS, ao termos a possibilidade de, à semelhança das EPE (unidades do setor empresarial do Estado), podermos produzir cirurgias através de notas de transferência", revela ao JN o provedor Humberto Carneiro, membro do Conselho de Gestão do Grupo Misericórdias Saúde (GMS). Sendo que estas instituições, recorde-se, já participavam no SIGIC, a par dos hospitais privados, através dos vales de cirurgia que são emitidos quando não há capacidade resposta entre os hospitais do SNS.

Fonte: Jornal de Notícias, 5 de julho 2018

5 de julho de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo