O futuro na Medicina

O futuro na Medicina

O 21º Congresso da Ordem dos Médicos decorreu em Lisboa a 26 e 27 de outubro.

Mais de 500 inscritos, 5 mesas redondas e 3 grandes conferências, subordinadas ao tema “O futuro na Medicina”.

As intervenções, nacionais e estrangeiras, foram ricas e motivadoras, suscitando ampla participação e promovendo vários momentos de reflexão. O agrado foi generalizado e muitos momentos foram marcantes, influenciando diferentes participantes de diferentes maneiras.

 

Não sendo possível fazer um relato exaustivo neste editorial, devo, no entanto, realçar uma das conferências. Não porque fosse melhor ou mais relevante, mas pelo que, na sua abordagem genérica, mas profunda, trouxe ao auditório. A analogia do título aos desenvolvimentos médicos previsíveis foi intencional e muito feliz. Talvez uma das mensagens a reter.

“The future of Health(care): The winter is coming...” proferida por Lucien Engelen, faz uma analogia com a frase da “Guerra dos Tronos”. Para quem acompanha a série televisiva, a frase prenuncia algo que vai acontecer e que mudará radicalmente os “sete reinos”. Sempre anunciado e temido, mas desconhecido. Sabem que vai acontecer, mas embrenhados no dia-a-dia, nas intrigas e guerras diárias, não se preocupam, nem se preparam, para a invasão que vem do Norte e que será difícil de parar. John Snow, que percebeu o que aí vem, bem nos avisou nas últimas temporadas. Na última temporada da série, que aguardamos em abril, ou os sete reinos se unem e esquecem as divergências, ou serão substituídos por outra “raça”, sem apelo e sem retorno...

 

Para Lucien Engelen, o estado da transformação tecnológica, científica e digital na Medicina está a ser anunciada há alguns anos. E já está aí, abraçada e financiada pelas multinacionais de vários quadrantes (Google, Microsoft e Apple juntaram-se, com os seus biliões aos outros parceiros). Os doentes, e a sociedade em geral, serão convertidos em massa, por produtos de consumo, e exigirão mais, melhores e outros cuidados de saúde. As nossas instituições, os médicos e outros profissionais podem ser engolidos e perder a capacidade de serem os players do sistema, passando a ser parte dele.

A mensagem é óbvia. The winter is coming, sendo necessário prepararmo-nos para o mesmo, e antecipar um futuro para os cuidados de saúde em que a Medicina continua a ser feita por Médicos. Antever as futuras relações, minimizar as perdas e aproveitar as novas oportunidades é determinante para o nosso papel no futuro. Que queremos manter central para bem dos doentes.

 

Num SNS caótico, com múltiplos problemas insolúveis, sem recursos e sem um claro horizonte à vista, torna-se um sacrilégio discutir os impactos de um futuro que parece longínquo... Mas numa sociedade global com grandes movimentos a iniciarem a sua marcha, uma certeza existe.

The winter is coming, e não estamos de todo preparados para ele.

 

Alexandre Valentim Lourenço



14 de dezembro de 2018

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo