Cédula Profissional

Nesta página poderá aceder às instruções de instalação do software que lhe permitirá aceder a todas as funcionalidades da cédula profissional.

Perguntas frequentes sobre a renovação da Cédula Profissional

Quando posso proceder à renovação da minha cédula profissional?

Deve solicitar a renovação da sua cédula nos 3 meses anteriores ao término da validade, que consta na frente do seu cartão.


Como posso fazer a renovação da cédula profissional?

Para renovar a sua cédula profissional deve-o fazer preferencialmente por via eletrónica, através do link https://www.multicert.com/3ws/cdqqp-om e seguir as indicações aí existentes.


O que necessito ter no computador para iniciar o processo?

É necessário um leitor de cartões e o Middleware da cédula profissional instalado no computador.


O que é o Middleware da cédula profissional?

É o programa que permite que a cédula seja reconhecida no computador onde vai ser usada.


Onde posso adquirir o programa?

O programa está disponível, livre de encargos, podendo efetuar o download nesta página.


Como proceder com a fotografia presente no cartão, posso atualizá-la?

A fotografia constante no seu atual cartão será utilizada na renovação. A alteração da fotografia só pode ser feita, de momento, presencialmente na sua Secção Regional.


E a assinatura manuscrita que deve estar presente na nova cédula?

A assinatura que forneceu no ato de solicitação da primeira cédula será utilizada automaticamente no processo de renovação, de acordo com todos os quesitos legais para o efeito.


Por que vou ter que usar a cédula profissional antiga no processo de renovação?

Legalmente a assinatura digital qualificada substitui a assinatura manuscrita, no que diz respeito aos documentos informáticos. Só deste modo é que se pode efetuar o pedido de renovação online, permitindo ao médico evitar uma deslocação à Ordem dos Médicos para o efeito.


Posso renovar a minha cédula profissional com o cartão de cidadão?

Não. Apenas pode renovar a sua cédula profissional utilizando uma cédula profissional válida com o respetivo certificado digital qualificado ainda válido.


Como posso renovar a minha cédula se esta já terminou a validade?

Caso o prazo de validade da sua cédula profissional já tenha terminado, terá de contactar a sua Secção Regional ou Sub-regional para o efeito.


Posso pedir a renovação junto dos serviços da Ordem mesmo tendo uma cédula válida?

Sim. No entanto, não é recomendável que o faça, uma vez que o processo não será automático e como tal será consideravelmente mais demorado.


O processo de pedir a renovação online está lento. É normal?

Durante a leitura dos dados do certificado digital da sua cédula o sistema pode tornar-se mais lento. Este procedimento é normal pelo que deve aguardar.


O PIN vai ser o mesmo da cédula anterior?

Não, a cédula ao ser renovada vai ter um novo certificado digital qualificado e um novo PIN.


Posso continuar a usar a minha cédula enquanto não recebo a nova?

Sim, enquanto o certificado digital qualificado estiver dentro do prazo de validade.


Posso alterar o número de telemóvel para receber o PIN?

Sim, ao fazer o pedido de renovação ser-lhe-á pedido que indique o número de telemóvel para onde será enviado o PIN e PIN ADMIN.


Posso alterar o email?

Sim, ao fazer o pedido de renovação ser-lhe-á pedido que indique o seu endereço de email.


Alterei o nome, a nova cédula já vai ter essa alteração?

A forma de alterar essa informação na cédula profissional deve ser efetuada presencialmente nos serviços da Ordem dos Médicos, fazendo prova da alteração. Só após ser atualizada a informação é que se deverá proceder ao pedido de renovação de cédula.


Em caso de ter nova especialidade o que devo fazer?

Caso tenha uma nova especialidade que não conste no formulário eletrónico deve proceder à sua atualização e confirmação pelos serviços da Ordem e nessa altura proceder ao pedido de renovação presencial.


Como vou receber a cédula?

Ao estar finalizada, os serviços irão contactá-lo e informar que a cédula se encontra disponível para entrega, dando a opção de entrega presencial ou envio para a morada que indicar.


Quanto tempo decorre entre o meu pedido e o receber a minha cédula?

No pedido eletrónico de renovação de cédula está previsto 15 dias para a sua produção. Na fase inicial, em que são estimadas muitas renovações este período pode ser mais demorado.


Já fiz um pedido manual recentemente e ainda não recebi o cartão. Posso renovar eletronicamente a minha cédula?

Não. Os pedidos presenciais caso sejam iniciais ou de renovação são mais lentos e caso haja duplicação de pedidos o tempo de produção aumenta significativamente e os mecanismos de controlo de produção podem parar a emissão do processo normal.


Posso realizar este processo através de um dispositivo móvel (tablet, telemóvel)?

De momento não é possível realizar o processo de renovação através de dispositivos móveis.


Existe algum sistema de marcações prévias que possa utilizar caso pretenda tratar de algum assunto relacionado com a minha renovação de cédulas?

Em caso de dúvidas contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional.


Para onde devo telefonar para tirar dúvidas?

Na Região Sul deve telefonar para o número 215 917 502 ou enviar email para secretaria@omsul.pt


Se não conseguir fazer a renovação por via eletrónica o que devo fazer?

Deverá certificar-se que a sua cédula (com um certificado digital qualificado válido) está presente no leitor de cartões e o Middleware da cédula profissional instalado no computador.

Se mesmo assim não o conseguir fazer, por favor contacte a sua Secção Regional ou Sub-regional de modo a tentar obter ajuda.

Se após todos estes passos não for possível efetuar o pedido online deverá efetuar um agendamento presencial.


Se tiver dificuldades no processo eletrónico o que devo fazer?

Na Região Sul deve telefonar para o número 215 917 502 ou enviar email para secretaria@omsul.pt


O Middleware funciona em sistemas Mac?

Sim, o middleware atual é compatível com o macOS.


Quanto custa renovar a minha cédula?

A renovação da cédula é gratuita para o Médico.

Clique aqui para aceder em pdf às instruções de renovação da sua cédula

Download do software

Para a utilização de todas as funcionalidades da sua nova cédula profissional, deverá obter o software para interacção com o novo cartão.

Para isso, faça o download através dos links abaixo e siga as intruções que lhe serão transmitidas.

Instruções para Windows

1) Desinstalar a versão anterior de MW (se aplicável).

2) Executar o ficheiro, conforme a versão de Windows instalada seja de 32bit ou de 64bit.

3) Reiniciar o computador.

Downloads

Instruções para Mac OSX:

1) Executar o ficheiro, depois de extrair do zip.

Downloads

Instruções para Linux

1) Executar o ficheiro (de acordo com o processador do computador). Os ficheiros devem ser extraídos do zip.

Downloads

Na imagem poderá ver como saber qual o sistema operativo, e se é 32 ou 64 bit. Veja na propriedades do seu computador.