Relatório Futuro da Saúde
Pensar em 2040 significa pensar nos ciclos de formação e nas competências dos médicos, para que possam estar preparados e aptos para enfrentarem a nova medicina e saúde com naturalidade e sem receios. E a revisão de programas de formação, incluindo a existência de novas competências, novos modelos de ensino e avaliação e reforço de competências nos domínios da ética, da comunicação e da humanização dos cuidados, constituem aspetos fundamentais a ter em conta no ensino pré e pós-graduado, envolvendo escolas médicas e unidades de saúde, num continuum que atravessa os cursos de medicina, a formação geral e especializada e o desenvolvimento profissional.
Muito a propósito, em 2020, o Conselho Regional do Sul propôs ao Sr. Bastonário, Dr. Miguel Guimarães, e ao plenário do Conselho Nacional que o Congresso Nacional de 2022 tivesse como tema principal a discussão dos Cenários da Saúde para 2040. Um desafio aceite por unanimidade.
Parte integrante dos trabalhos, considerámos fundamental recolher a opinião dos médicos portugueses por meio de um inquérito de âmbito nacional. Quisemos perceber a sua familiaridade com um conjunto de conceitos essenciais para a integração de transformação científica e tecnológica nos domínio da Saúde e da Medicina e tentamos perceber a perspetiva e atitude dos médicos perante um conjunto de cenários para onde o futuro pode caminhar.
Hoje, devolvemos aos médicos e à sociedade as principais conclusões que recolhemos. Este é mais um contributo que procuramos dar, no presente, na construção de um melhor futuro para a medicina, para a saúde e acima de tudo para os doentes.
Ver Relatório Futuro da Saúde