Passo a passo até ser especialista

Icon Passo a PassoAté ser especialista, um médico tem, entre processos que correm na Ordem e outros em organismos externos do Ministério da Saúde, vários passos a dar, alguns deles de natureza mais administrativa, outros que exigem empenho e estudo. Pode ver aqui, de forma genérica que passos são esses e a que fase correspondem.

 

1Inscrição na Ordem dos Médicos

A inscrição na Ordem dos Médicos para os médicos licenciados nas Universidades portuguesas ocorre habitualmente entre os meses de agosto e setembro. Após a entrega dos documentos necessários e pagamento da taxa de inscrição, é imediatamente obtido o número de cédula profissional. Contudo, a possibilidade de se inscrever está aberta durante todo o ano.
Informação sobre inscrição de médicos estrangeiros ou formados no estrangeiro pode ser consultada aqui.

 

2Juramento de Hipócrates

A cerimónia de Juramento de Hipócrates realiza-se habitualmente no final de novembro ou nos primeiros dias de dezembro. Nela podem participar todos os médicos recém-licenciados, num ato em que podem ser acompanhados pelas famílias.
Na altura, cada um dos médicos recentemente inscritos receberá a informação por email, para que possa inscrever-se na cerimónia.

 

3Início da Formação Geral

O Internato Médico é regulamentado pelo Regulamento do Internato Médico e termos constantes do respetivo aviso de abertura, que habitualmente é publicado em final de agosto.
A candidatura é efetuada através de formulário eletrónico, em plataforma do Ministério da Saúde. Para mais informações, deverá ser consultada a página da ACSS.
O período de formação geral, que dura um ano, tem início em janeiro.

 

4Receção ao Médico Interno

Sessões de receção ao Médico Interno são promovidas pelas Sub-regiões pertencentes à Região do Sul da Ordem dos Médicos. Realizam-se entre janeiro e março de cada ano e para elas são convidados todos os médicos que iniciam o seu internato na respetiva região. Nos casos de Lisboa e Grande Lisboa, esta cerimónia realiza-se normalmente na sede da Ordem dos Médicos.
A informação da data e forma de inscrição é sempre comunicada por email.

 

5mostrEM

A mostrem, ou Mostra de Especialidades Médicas, realiza-se habitualmente em setembro. Este evento, destinado aos médicos que vão nesse ano escolher a sua futura especialidade, visa dar a conhecer cada uma das especialidades através da experiência de quem já a conhece.

 

6Conclusão da Formação Geral

Após a conclusão da formação geral, é necessário entregar na Ordem dos Médicos o respetivo comprovativo, emitido pela instituição onde foi completada a formação, com indicação da data de obtenção de autonomia.
A entrega atempada deste documento evita futuros constrangimentos. Caso não o faça, fica prejudicada a emissão de documento comprovativo da inscrição na Ordem dos Médicos para o livre exercício da profissão.
O documento pode ser enviado por correio ou por email para omsul@omsul.pt.

 

7Internato Médico

As informações sobre o exame podem ser consultadas na página da ACSS.
Também no site da Ordem dos Médicos estão disponíveis informações relacionadas.

 

8Conclusão da Especialidade

Com a conclusão do internato, é possível a inscrição no Colégio da Especialidade, sem a qual o médico não pode usar o título de Especialista.

 

9Inscrição no Colégio de Especialidade

Para a inscrição no Colégio de Especialidade deve ser entregue certificado original emitido pela Secretaria Geral da Saúde (Ministério da Saúde – ACSS), em que conste a identificação do médico, a data da avaliação e a respetiva classificação, bem como o requerimento de inscrição.
É ainda necessário o pagamento de 71€.
Por fim, a renovação da cédula para averbar a especialidade deve ser feita num serviço de atendimento da Região do Sul da Ordem dos Médicos.