Governo chumba candidatura de novo hospital para a Madeira

Governo chumba candidatura de novo hospital para a Madeira

António Costa comprometeu-se com projecto cujo investimento ascenderia a 340 milhões, mas o Conselho de Acompanhamento das Políticas Financeiras deu parecer técnico negativo.

 

Em Março deste ano, quando visitou a Madeira, o primeiro-ministro estava “bem ciente da importância” da construção de um novo hospital para a região autónoma. Ao lado do chefe do executivo regional, Miguel Albuquerque, António Costa lembrou as “limitações” financeiras de Lisboa e do Funchal, mas garantiu que “juntos” conseguiriam encontrar uma forma de cooperação.

Não foi. Pelo menos para já. O Conselho de Acompanhamento das Políticas Financeiras (CAPF), órgão em que se sentam cinco representantes do Governo e dois de cada uma das regiões autónomas, deu na noite de anteontem parecer negativo à candidatura do novo hospital da Madeira a projecto de interesse comum.

A votação do CAPF, presidido por Manuela Proença, directora-geral do Orçamento, foi 5-4; os representantes dos Açores e da Madeira votaram favoravelmente, enquanto os cinco elementos dos serviços governamentais chumbaram a proposta. Na prática, o Conselho de Ministros deixa de estar obrigado a incluir no Orçamento do Estado para 2017, as verbas necessárias para o arranque do projecto, orçado em 340 milhões de euros, 80% dos quais (270 milhões) suportados pelo Governo.

O secretário regional das Finanças e Administração Pública não se conforma. Ontem, Rui Gonçalves chamou a imprensa para acusar Lisboa de ter “politizado” um dossier que é essencialmente “técnico”.

 

Fonte: Público, 23 de Setembro 2016

23 de setembro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo