Doentes com artrite passam a ter mais medicamentos gratuitos

Doentes com artrite passam a ter mais medicamentos gratuitos

Os dois medicamentos que vão passar a ser comparticipados a 100% são a primeira opção para o tratamento das doenças reumáticas.
Os doentes com artrite reumatoide e outras doenças reumáticas inflamatórias vão passar a ter acesso gratuito a mais dois medicamentos, que a partir do dia 1 de maio começam a ser comparticipados a 100% pelo Estado. Esta era uma reivindicação antiga da ANDAR - Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. Para terem acesso a este regime excecional a receita tem de ser passada por um médico especialista em reumatologia ou medicina interna. Os medicamentos são levantados nas farmácias de rua.
Vão beneficiar da comparticipação a 100% os doentes com artrite reumatóide - que em Portugal se estima serem entre 60 mil e 70 mil, não estando todos diagnosticados -, artrite idiopática juvenil, artrite psoriática e espondiloartrites. O metotrexato já era comparticipado em 69% para duas das doenças e o leflunomida tinha uma comparticipação de 20%, segundo Arsisete Saraiva, presidente da ANDAR. 

Fonte: Diário de Notícias, 19 de abril 2017

19 de abril de 2017

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo