A carteira eletrónica da saúde vai conter o guia de tratamento das receitas, o e-boletim de vacinas e outros dados. Aplicação para telemóvel será de acesso gratuito para todos.
A guia de tratamento da receita sem papel, o resumo de saúde eletrónico e o e-Boletim de Vacinas são informações de saúde do cidadão que vão passar a constar na carteira eletrónica da saúde (CeS), aplicação móvel que está a ser desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Segundo dados dos SPMS, a carteira eletrónica da Saúde poderá ainda incluir o Testamento Vital, bem como informações de saúde relevantes, como é o caso de alergias.
"O cidadão, ao instalar a aplicação no telemóvel, tem disponível a sua informação de saúde e um conjunto de operações que permite o acesso a serviços de saúde e garante a portabilidade da informação clínica", explicam os SPMS. Segundo os mesmos
serviços, a aplicação é modelar e sistematiza a informação em pequenos cartões digitais.
A CeS é uma aplicação móvel desenvolvida pelos SPMS e que irá estar disponível, para download gratuito, nas principais lojas online (Apple, Google e Microsoft). Henrique Martins, presidente dos SPMS, afirmou ao CM que está a ser acautelada a segurança da informação e dos dados que constam na carteira eletrónica.
De acordo como responsável, o projeto da carteira eletrónica da saúde será submetido à autorização da Comissão Nacional de Proteção de Dados. O projeto deverá estar a funcionar no "final do verão".
Fonte: Correio da Manhã, 4 de Julho 2016