Um conjunto de pinturas de Fernanda Torgal vai estar exposto na Galeria Mário Botas, da Região Sul da Ordem dos Médicos (Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, Lisboa), a partir de 19 de novembro. A pediatra e pintora considera que, para si, a pintura é “um pedaço de tempo, um pedaço de vida, em pedaços de tela”. Para ver até dia 13 de dezembro.
Médica pediatra, que se destaca na área do neurodesenvolvimento, e pintora por devoção, Fernanda Torgal sempre se interessou pelas artes. Com curso de História de Arte da Sociedade Nacional de Belas Artes; frequentou iniciação à pintura a óleo, aulas de desenho e de pintura abstrata e expõe os seus trabalhos regularmente. Recebeu, em 2009, o Prémio de Pintura Mário Botas, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.
No início da sua atividade, pintava a óleo, mas recentemente utiliza mais a técnica do acrílico ou mista e por vezes colagem. Para Fernanda Torgal, a pintura é como “um pedaço de tempo, um pedaço de vida, em pedaços de tela”, numa geografia de memórias.