Perto de uma centena de médicos estiveram reunidos no auditório da OM, em Lisboa, no dia 12 de março, para participar no seminário LITERACIA FINANCEIRA PARA MÉDICOS, cuja abertura coube ao Presidente do CRS, Paulo Simões, que saudou os presentes e sublinhou a importância de explorar outras áreas de interesse para além da Medicina.
Durante a iniciativa, promovida pelo Conselho Regional do Sul, os médicos presentes no auditório ouviram especialistas de várias áreas, que abordaram aspetos importantes que contribuem para uma boa gestão pessoal e familiar do dinheiro.
Gonçalo Parente Mendes, responsável da área de Crédito a Particulares no Banco Santander, falou acerca do investimento em habitação e o que representa o respetivo crédito, enquanto o seu colega Pedro Melo e Castro, responsável pela área de Poupança e Investimento, abordou a importância de poupar e como o fazer, mas também como investir.
Por seu turno, António Rodrigues, da área de contabilidade e gestão, em representação da GTAX, partilhou com os presentes informações acerca do IRS Jovem, de prestadores de serviços, das empresas e as diversas situações que existem do ponto de vista fiscal.
O último palestrante foi o educador financeiro Sérgio Rodrigues, que, através de uma apresentação interativa, falou acerca da utilidade do dinheiro e da importância de cada pessoa ter um método de gestão adequado.
O encerramento da sessão coube a Maria João Mateus, Vogal do Conselho Regional do Sul, que considerou que a concretização deste tipo de iniciativas é “muito importante”. “Para além da contribuição que fazemos para a nossa profissão enquanto médicos é fundamental também contribuir enquanto membros da sociedade”, explicou.
No final de cada intervenção, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas existentes, momento que teve uma elevada participação.