Um grupo de 239 cientistas pediu em carta aberta à Organização Mundial de Saúde que reconheça que o vírus da covid-19 também pode ser transmitido pelo ar e Manuel Gameiro da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi um deles. O tom que utiliza em entrevista é o mesmo da carta: o uso de máscara deve ser obrigatório mesmo na rua e as autoridades devem ter equipas mais multidisciplinares, “caso contrário vamos continuar a ter recomendações que estão maioritariamente incorretas”.
Manuel Gameiro da Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi um dos 239 especialistas que alertaram, numa carta aberta dirigida à Organização Mundial da Saúde (OMS), para a possibilidade de o vírus da covid-19 poder transmitir-se através do ar, por aerossóis - isto é, pequenas partículas que, quando expelidas, ficam suspensas no ar.
Os signatários querem que o organismo internacional altere as suas recomendações e assuma que nem manter uma distância de segurança nem lavar as mãos muitas vezes pode ser suficiente para que se evite a contaminação com o vírus.
Crucial é mesmo o uso de máscara e garantir uma boa ventilação, seja nas nossas casas, seja em locais e transportes públicos, com particular atenção aos autocarros, “que têm taxas de renovação de ar relativamente modestas” e “valores preocupantes de concentração de CO2”, diz o também vice-presidente da Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, em entrevista ao Expresso.
Fonte: Expresso, 8 julho 2020