40 doentes sem vaga para internamento em Santarém

40 doentes sem vaga para internamento em Santarém

 

Pico de utentes provocou o caos no serviço de Urgências do Hospital de Santarém. Doentes esperam por cama em enfermaria em macas espalhadas nos corredores.

 

Um pico de afluência registado desde o fim de semana está a provocar grandes constrangimentos no serviço de Urgência do Hospital de Santarém, que ficou praticamente sem capacidade de internamento para tantos doentes. Segundo o CM apurou, ontem (30 de Maio) de manhã existiam mais de 40 utentes a aguardar por uma vaga para internamento. Os doentes permanecem deitados em macas nos corredores do serviço de Urgência. "Isto parece um hospital de campanha ", referiu a familiar de um paciente ao CM, acrescentando que "os doentes estão amontoados, não há hipótese de respeitar a privacidade dos mesmos nem proporcionar espaço a quem deles cuida".

Contactado pelo CM, o Conselho de Administração do hospital confirma que a "procura muito acima da média" provocou "níveis de ocupação elevados" nos serviços de internamento, e que estiveram "doentes no corredor em avaliação". Contudo, esclarece que a Urgência "dispõe dos recursos humanos a nível da atividade que desenvolve", e que isso não significou "necessariamente falta de cuidados". Helena Jorge, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, disse ao CM que esta "é uma situação recorrente sempre que há uma maior afluência", problema "que tarda em ser resolvido".

 

Fonte: Correio da Manhã, 31 de Maio 2016

31 de maio de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo