António Coimbra de Matos (1929 - 2021)

António Coimbra de Matos (1929 - 2021)

António Coimbra Aires de Matos, de acordo com a sua inscrição na Ordem dos Médicos, nasceu em 1929, em Borba de Godim, uma freguesia do concelho de Felgueiras, fez o curso de Medicina na Universidade do Porto, onde começou a sua carreira de médico pela cirurgia, mudando-se depois para Lisboa, optando por um novo rumo como psiquiatra.
A sua inscrição na Ordem dos Médicos data de 1954 e é em 1959 que se torna especialista em psiquiatria e opta em definitivo por continuar a carreira em Lisboa.
Começou por trabalhar no Hospital Júlio de Matos, onde acompanhou o pioneiro da pedopsiquiatria João dos Santos e vem a dirigir aí o Centro de Saúde Mental Infantil, que dará lugar mais tarde ao Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia. Foi nesse hospital que trabalhou no serviço público até à sua aposentação.
Em 1982 iniciou a sua carreira de docente tornando-se, a partir de 1990, professor associado convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), que, numa nota no site assinala a sua morte e o define como “a mais incontornável figura da saúde mental em Portugal”.
Na Ordem dos Médicos, depois da sua ligação ao Colégio de Psiquiatria, pertenceu à direção do Colégio de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, a que presidiu no triénio 2000 – 2002.
Só com a pandemia, Coimbra de Matos, que se manteve sempre muito ativo mesmo depois da reforma do SNS, deixou de fazer as suas consultas, mas quem de perto lidava com ele reconhecia que preservava uma capacidade de trabalho e de entrega invulgares.
O Presidente da República lamentou a morte, recordando Coimbra de Matos como "um homem à frente do seu tempo" e "um dos principais nomes de referência" da psiquiatria em Portugal.
Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa manifesta "profundo pesar" pela sua morte e apresenta "as mais sentidas condolências" à família e aos amigos.
O funeral realiza-se no dia 3 de julho, sábado, às 12h00, da Igreja de S. João de Deus (Praça de Londres) para o Cemitério dos Olivais.

O Conselho Regional do Sul endereça à família as mais sentidas condolências.

3 de julho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo