Apagão de 17 horas na receita eletrónica

Apagão de 17 horas na receita eletrónica

Doentes impedidos de adquirir medicamentos entre as 13h00 de sábado e as 06h00 de domingo. Trabalhos em centros de dados do ministério impedem leitura de códigos.

As farmácias vão estar impedidas de dispensar medicamentos prescritos através da receita eletrónica durante 17 horas, entre as 13h00 de sábado e as 06h00 de domingo. A paragem deve-se aos trabalhos de reavaliação e reforço dos centros de dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Todas as receitas sem papel, prescritas esta semana até às 13h00 de sábado, não vão ser aviadas durante aquele período devido à incapacidade das farmácias em aceder ao sistema.

Os doentes serão prejudicados por não conseguirem obter os medicamentos, asseguram fontes ouvidas pelo CM. A prescrição média diária ronda as 30 mil receitas, prevendo-se que entre hoje (28 de abril) e as 13h00 de sábado sejam prescritas cerca de 80 mil receitas sem papel. O CM sabe que foram dadas indicações aos médicos do SNS para prescreverem, esta semana, medicamentos com a guia de tratamento. Porém, a medida não é eficaz porque as farmácias não leem os códigos matriciais (com informação dos medicamentos prescritos) das guias, devido às alterações introduzidas pela tutela, há várias semanas, nesses códigos. Ao CM, os SPMS afirmam que foram acauteladas medidas de contingência para "minimizar o impacto" da atualização e que os direitos dos doentes serão acautelados.

 

Fonte: Correio da Manhã, 28 de Abril 2016

28 de abril de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo