Em relação a 2014 foram realizadas mais 5032 colonoscopias na região de Lisboa e Vale do Tejo em 2015.
Em 2015 foram realizadas 34 895 colonoscopias no setor convencionado na região de Lisboa e Vale do Tejo. Este número representa um aumento de 5032 exames (corresponde a um acréscimo de 17%) face a 2014, em que foram realizados 29 863 exames, segundo a Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo.
Depois de reclamações de utentes que não conseguiam a marcação de uma colonoscopia na região de Lisboa, ao abrigo do acordo com o Serviço Nacional de Saúde, obrigando centenas de doentes a irem para a porta de clínicas de madrugada para conseguirem vaga, o Ministério da Saúde alargou o acordo com várias clínicas, em setembro de 2015.
O número de unidades privadas com convenções com o Estado para realizar colonoscopias aos utentes do Serviço Nacional de Saúde na área de Lisboa e Vale do Tejo aumentou de duas para 37.
As colonoscopias são exames essenciais ao diagnóstico do cancro colorretal, um dos tipos de tumor que mais tem aumentado em Portugal nos últimos anos. A Clínica de Santo António, na Amadora, e o Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa, eram as duas unidades privadas convencionadas com o Serviço Nacional de Saúde onde os doentes podiam realizar colonoscopias.
Fonte: Correio da Manhã, 8 de Março 2016