Carta aberta denuncia exaustão e falta de cuidados a doentes

Carta aberta denuncia exaustão e falta de cuidados a doentes

O alerta dos médicos de família: é preciso abrir centros.
É uma espécie de grito de alerta dos médicos de família, pedindo uma "estratégia exequível" por parte do Ministério da Saúde para os doentes não-covid e a reabertura em pleno dos centros de saúde.
Numa carta aberta intitulada "Deixem-nos ser Médicos de Família!", cerca de 500 profissionais questionam a estratégia da tutela em manter os centros de saúde com um "atendimento não presencial", sem os recursos necessários e através do método de "semi-encerramento, quando a situação pandémica já não é igual à do ano passado". Dizem que os doentes não recebem o acompanhamento necessário, os sistemas informáticos não são adequados e que não há globalidade de cuidados, nem autonomia.
Os profissionais referem que grande parte das suas tarefas são direcionadas para pessoas infetadas com covid-19: acompanham quase todos os doentes com diagnósticos ou suspeitos, são responsáveis pela assistência médica nos centros de vacinação e pelas áreas dedicadas à doença respiratória e trabalharam nas Estruturas de Apoio e Retaguarda.

Jornal de Notícias, 26 julho 2021

26 de julho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo