Centros de saúde “mais humanos” vão facilitar renovação de receitas

Centros de saúde “mais humanos” vão facilitar renovação de receitas

Doentes crónicos vão poder ir às farmácias sem passar pelo centro de saúde. Proposta faz parte da reforma dos cuidados de saúde primários apresentada pelo Ministério da Saúde.

 

“Um Serviço Nacional de Saúde mais próximo, mais eficiente e mais humano”. As palavras são do ministro da Saúde e resumem aquilo que o Governo pretende fazer com a reforma dos cuidados de saúde primários, apresentada ontem (24 de Fevereiro), na Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa.

Para facilitar a vida aos doentes, uma das propostas é que a “receita sem papel” avance em mais dimensões. Segundo explicou o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, a ideia é que “os médicos possam ir ao sistema informático prescrever a receita e os doentes com patologia crónica dirijam-se à farmácia para aviar as receitas”. A medida deverá arrancar durante o primeiro semestre em vários locais de todo o país e foi especialmente pensada para “os doentes que vivem mais longe e mais idosos, a quem é preciso facilitar o acesso à medicação”. A ida directamente à farmácia pode ser pensada para outras doenças, mas o tema ainda não foi estudado.

 

Fonte: Público, 25 Fevereiro 2016

25 de fevereiro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo