Coimbra geriu pandemia através de uma resposta diferenciada no Hospital dos Covões

Coimbra geriu pandemia através de uma resposta diferenciada no Hospital dos Covões

Em Coimbra, o serviço de urgência do Hospital dos Covões (Hospital Geral), remodelado em 2006, foi o epicentro do combate à pandemia da covid-19, num processo com algumas dificuldades iniciais, mas que os responsáveis consideram uma aposta ganha.
Na sexta-feira, a urgência e a enfermaria de cuidados intermédios eram espaços relativamente tranquilos, confirmando a redução da procura que se tem verificado nas últimas semanas, depois de um pico de afluência, em abril, que não chegou a lotar a capacidade instalada.
Numa visita à urgência dos Covões, na qual os procedimentos de atendimento e circuitos estão muito bem definidos, o médico João Gonçalves disse à equipa de reportagem da agência Lusa que a "transformação" daquele serviço exclusivamente para doentes de covid-19 foi fundamental para que o combate à pandemia "desse frutos".
Na resposta à pandemia, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) adaptou a urgência e o bloco central do Hospital dos Covões para tratamento da covid-19, alargando também o horário para atendimento 24 horas.
"No fundo, conseguimos que os doentes não se misturassem e, portanto, que houvesse menor risco para profissionais e para doentes que ocorriam à Urgência e, nesse sentido, foi uma aposta ganha", sublinhou João Gonçalves.
Mas, no início, nem tudo foi fácil na preparação e organização da área dedicada para a covid-19 e na integração de outros profissionais que vieram reforçar as equipas de medicina e de enfermagem.
"Primeiro, houve dificuldade na organização, de perceber qual a melhor forma de criar circuitos que permitissem ter zonas limpas, zonas sujas, e isso veio revolucionar a forma de trabalhar na Urgência, disposição das salas e de áreas de trabalho".
Depois, continuou João Gonçalves, "teve-se de integrar enfermeiros auxiliares, que vieram de outros serviços que, entretanto, foram desativados, e teve-se de fazer essa integração, que foi outro momento de dificuldade e de desafio".

Fonte: Agência Lusa, 25 Maio 2020

25 de maio de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo