Colóquio sobre a situação em Cabo Delgado

Colóquio sobre a situação em Cabo Delgado

O auditório da Ordem dos Médicos acolheu, no dia 8 de julho, a partir das 18h30, o colóquio, com participações presenciais de Jorge Penedo, vice-presidente do Conselho Regional do Sul, Perez Metelo, presidente da Helpo, Joana Clemente, fundadora coordenadora geral executiva da ONGD Helpo, e de Sílvia Nunes, psicóloga que trabalhou em Cabo Delgado.
Em videoconferência, a partir de Moçambique, intervieram Margarida Loureiro, chefe de escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Cabo Delgado, Assif Osman, um empresário e gestor de empresas com atividade em Pemba, Pedro Martins, jornalista correspondente da RTP em Moçambique, e Carlos Almeida, coordenador de projetos da Helpo em Moçambique.
Cada um dos intervenientes apresentou testemunhos dramáticos da vida em Cabo Delgado, onde cerca de um terço da população está deslocada, a fugir dos ataques terroristas do grupo jihadista islâmico al-Shabab, que opera particularmente no norte da província moçambicana.
A situação, que teve uma forte presença episódica nos meios de comunicação social portugueses há semanas, está de novo a cair no esquecimento, segundo os participantes.

Pode rever todo o colóquio no canal youtube da Região do Sul da Ordem dos Médicos aqui

8 de julho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo