CRS avança com auditoria externa para melhoria do Conselho Disciplinar do Sul

CRS avança com auditoria externa para melhoria do Conselho Disciplinar do Sul

Auditoria externa para melhoria contínua do Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos inicia-se esta semana com a empresa Everis

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos constatou que o número de processos entrados nos últimos anos, ao que se soma o elevado número de processos transitados do mandato anterior, levou a um atraso sistemático na análise dos mesmos e na consequente resolução dos mesmos. O CRS disponibilizou ao Conselho Disciplinar um conjunto de medidas com vista à inversão desta situação (informação divulgada publicamente em comunicado a 4 de novembro). Foi, no entanto, constatada a necessidade de continuar esse esforço no sentido de melhorar ainda mais a rapidez das conclusões dos processos pendentes.

O CRS foi, pois, confrontado com a necessidade de rever o modelo de tramitação dos processos disciplinares com vista a avaliar todas as áreas passíveis de melhoria, sem prejuízo da garantia da legalidade e do parecer médico do procedimento disciplinar.

Nessa perspetiva, o Conselho Regional do Sul deliberou proceder a um conjunto de medidas (ver comunicado de 4 de novembro), entre as quais a abertura de um procedimento de Consulta Prévia para aquisição destes serviços, tendo procedido à respetiva adjudicação à consultora Everis.

O objeto deste contrato consiste, de acordo com as condições e especificações descritas no caderno de encargos, na aquisição de serviços de auditoria ao atual modelo de processo disciplinar, com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e implementar um processo otimizado, sendo também objeto do contrato, a análise ao atual Regulamento Disciplinar de forma a identificar as eventuais necessidades de atualização com base na implementação do novo processo disciplinar.

A auditoria deve ter 3 momentos diferentes:

  1. Fase 1 - Elaboração de diagnóstico, focando a análise no atual procedimento disciplinar e identificação de oportunidades de melhoria;
  2. Fase 2 - Definição do procedimento otimizado, com desenho de um procedimento disciplinar e definição de indicadores de monitorização;
  3. Fase 3 - Avaliação das necessidades de atualização do Regulamento Disciplinar com base no procedimento de processo otimizado.

Este trabalho que decorrerá em 3 semanas permitirá a implementação de um conjunto de medidas ainda no mês de fevereiro de 2020, bem como a materialização de um conjunto de indicadores, de alarmes e um dashboard a divulgar pública e periodicamente.

Lisboa, 13 de janeiro de 2020
O Conselho Regional do Sul

13 de janeiro de 2020

Documentos para download

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo