CRS reuniu-se com Comissões de Internos

CRS reuniu-se com Comissões de Internos

A reunião, coordenada pelo Presidente do Conselho Regional do Sul coadjuvado pelo Vogal Nuno Gaibino, realizou-se ao fim da tarde. No lançamento, Alexandre Valentim Lourenço explicou que a reunião tinha como objetivo ouvir os representantes das comissões sobre os problemas mais prementes que têm afetado a formação.

Nuno Gaibino, por seu turno, sublinhou que se tem vivido um período atípico e que isso tem dificultado também a circulação de informação, embora considere que “após o primeiro ano de pandemia, acabaram por ser devidamente resolvidos os problemas pontuais”, que foram identificados ao longo do tempo.

O vogal do CRS preconizou que a reunião se focasse em temas como a criação de um logbook, a questão do modelo de avaliação final do internato e os mapas de vagas e idoneidades formativas, uma vez que subsistem problemas “nalgumas unidades importantes para a definição do número de vagas”.

No final, depois de intervenções de todos os participantes, o presidente do CRS sintetizou os principais pontos e considerou que nalguns casos há consenso, como na proposta de criação de um logbook. Contudo, advertiu que esse “documento de autoavaliação, de uniformização da avaliação curricular final” é oneroso e que a Ordem não terá neste momento condições para fechar o assunto.

Já o modelo de avaliação final do internato, quanto a Alexandre Valentim Lourenço, não parece ser consensual entre os representantes das Comissões de Internos e também não o é entre os Colégios de Especialidade, que divergem quanto à necessidade de uma prova oral.

O presidente do CRS apontou ainda o excesso de trabalho dos médicos internos como um problema sempre presente. “Enquanto não conseguirmos inverter esta tendência geral de dedicação dos internos a muitas horas de serviço não é possível fazer o internato adequadamente. Uma parte do tempo do internato deve ser para pensar, discutir, aprender, ler e é isso que faz crescer o processo formativo”, considerou, criticando a excessiva utilização de internos em formação especializada em tarefas de urgência.

17 de novembro de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo