Eduardo Pacheco vai a sepultar a 6 de fevereiro

Eduardo Pacheco vai a sepultar a 6 de fevereiro

Eduardo Pacheco, que foi presidente do Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores de 1995 a 2010, vai ser sepultado no dia 6 de fevereiro, no cemitério de S. Joaquim, em Ponta Delgada. Antes, o corpo estará em velório na ermida do cemitério, de onde partirá o cortejo fúnebre, às 15h00.

Histórico dirigente da Ordem dos Médicos nos Açores, Eduardo Pacheco faleceu no dia 31 de janeiro, em Espanha, onde se encontrava.

Natural dos Açores (nasceu em Ponta Delgada em 1951) e médico nefrologista no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Eduardo Pacheco licenciou-se em Medicina na Universidade Clássica de Lisboa e fez o internato de Nefrologia no Hospital dos Covões, em Coimbra.

Integrou-se depois na Unidade de Hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada, criada em 1985, a qual deu origem nos anos posteriores ao Serviço de Nefrologia do mesmo hospital de que veio a ser o primeiro director de serviço.

Em 1995 concorre ao Conselho da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Médicos encabeçando uma equipa de colegas que ganhou as eleições desse ano. Eleito, pois, como presidente, manteve esse cargo nas quatro eleições seguintes, ou seja até 2010.

Em 2017, foi distinguido com a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos e, nessa altura, o texto da proposta referia que "teve a noção de que estava perante um sistema de saúde regional, diferente no aspecto administrativo e até nos aspectos legislativos" e que isso exigia que tivesse de exercer sentido crítico, "de forma trabalhada e profunda de modo a afastar-se de perspectivas partidárias e procurando o âmago das consequências das iniciativas governamentais". E considerava também que "os valores de crítica apartidária, de não utilização da Ordem para promoção pessoal e para a intervenção no sentido ético médico", foram mantidos na sua orientação.

5 de fevereiro de 2025

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo