Escassez de médicos preocupa em Portalegre

Escassez de médicos preocupa em Portalegre

Os membros eleitos para os órgãos sub-regionais de Portalegre, para o quadriénio 2025/2029, tomaram posse no dia 1 de julho, na sede local da Ordem dos Médicos (OM). Hugo Capote iniciou o terceiro mandato como Presidente do Conselho Sub-regional e, na ocasião, considerou que a sub-região é “altamente carenciada” em termos de recursos humanos.

O dirigente reeleito manifestou a sua preocupação com a dificuldade de fixar médicos na região, que considerou ser “uma área altamente carenciada” em termos de recursos humanos. A título de exemplo, Hugo Capote referiu que a especialidade de Medicina Geral e Familiar está numa “fase absolutamente crítica” no distrito de Portalegre, com cerca de “27% da população sem médico de família”. “É um número preocupante”, acrescentou.

Nesse sentido, o Presidente da Sub-região apontou a necessidade de os colegas perceberem que a renovação dos serviços médicos “depende claramente da capacidade de atrair internos”, que passa por assegurar aos mais jovens um “programa de formação exigente e com critérios bem definidos.

A representar o Conselho Regional do Sul na cerimónia de Tomada de Posse esteve a vogal Maria Guilhermina Pereira, que encerrou a sessão, felicitando os dirigentes pelos serviços prestados pela Ordem dos Médicos de Portalegre, nomeadamente “todo o trabalho e dedicação, ano após ano” de quem a preside.

 

Os novos dirigentes da Sub-região de Portalegre são os seguintes:

Mesa da Assembleia Sub-regional

Presidente: Ilda Maria Ferreira Barbosa

Vice-presidente: Victor Manuel Barbosa da Silva

Secretária: Maria Paula Santos e Silva Falcão

 

Conselho Sub-regional

Presidente: Hugo Chichorro e Silva Capote

Vice-presidente: Fernando Manuel Pinto Pádua

Secretária: Maria Beatriz Baptista de Oliveira Mourato

Vogais: Mónica Esther Guerrero Perez e Isabel Cristina Ensina Lavadinho

7 de julho de 2025

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo