Estado já gastou 8,3 milhões em médicos privados este ano

Estado já gastou 8,3 milhões em médicos privados este ano

Médicos de clínica geral são os mais requisitados. Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e Centro Hospitalar do Algarve são os que mais recorrem.

 

Os organismos públicos já contratualizaram a aquisição de serviços médicos privados no montante global de 8,3 milhões de euros este ano, de acordo com a pesquisa do i aos 123 procedimentos já assinados e publicados até à passada quinta-feira no portal Base dos contratos públicos.

Em 2015, o valor dos 411 contratos assinados e publicados com o mesmo fim ascendeu a 22,7 milhões de euros.

Convém referir, no entanto, que estes valores estão muito aquém da realidade em qualquer dos anos analisados, pois há muitos organismos que pura e simplesmente não publicam qualquer contrato no portal Base. Por outro lado, há contratos que já poderão ter sido assinados mas ainda não foram publicados no referido portal. Só para se ter uma ideia, e de acordo com a última auditoria do Tribunal de Contas sobre o tema, os organismos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) gastaram 100,5 milhões de euros na contratação externa de médicos em 2008. Com a entrada em cena de Paulo Macedo e da troika, os valores foram baixando mas, ainda assim, os valores em causa são muito superiores aos publicados no portal Base.

 

Fonte: jornal i, 16 de Março 2016

14 de março de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo