Estado volta a pagar mais por testes PCR aos privados

Estado volta a pagar mais por testes PCR aos privados

O Ministério da Saúde acordou no final de Maio com os laboratórios privados passar a pagar 40 euros por cada teste PCR, os mais fidedignos para detectar se uma pessoa está infectada com o novo coronavírus. O novo preço, que significava uma redução de 25 euros face aos 65 que vigoravam desde Setembro de 2020, entrou em vigor a 7 de Junho. Estranho é que no último dia desse mês o secretário de Estado da Saúde decidiu rever novamente o preço dos testes, passando a pagar 45 euros a partir do dia seguinte, 1 deste mês. Mesmo com a subida, multinacionais da área dos exames de diagnósticos, como a Unilabs, garantem que Portugal é dos países que pagam menos pelos testes PCR aos privados.
Ao contrário do que aconteceu com anteriores revisões do preço acordado entre o Estado e os laboratórios privados, não houve qualquer anúncio público destas duas últimas alterações. Aliás, o Ministério da Saúde, quando questionado pelo PÚBLICO sobre qual o preço que actualmente era pago aos privados, remeteu os esclarecimentos para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge
(INSA), que enviou uma longa resposta ao PÚBLICO em que omite os valores e a existência de duas alterações recentes aos preços.

Público, 19 julho 2021

19 de julho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo