Exposição de Micaela Fikoff abriu na OM

Exposição de Micaela Fikoff abriu na OM

Micaela Fikoff expõe na Galeria da OM Sul um conjunto de 40 desenhos de faces, em que usa uma técnica muito própria, de "um bordado" de cores, em cima de fundos escuros, com uma diversidade imensa de faces, que foram desenhadas com base em fotografias de "pessoas marginalizadas", como a elas se refere a artista.

A técnica que Micaela Fikoff usa nestes desenhos é semelhante à que se usa nos bordados, com a utilização de tracejados, uns mais finos, outros mais grossos, uns mais longos, outros mais curtos. As faces traduzem dor, sofrimento, nalguns casos exprimem-se pelo olhar vago e absorto e outras pelo fácies triste ou angustiado.

A artista, que se associou ao coletivo Manicómio, onde hoje trabalha, considera esse passo da maior importância na sua atividade na arte e também na sua vida pessoal, em que combateu um estado de doença. Micaela diz hoje que a sua produção artística atual só é possível pelo enquadramento que conseguiu no Manicómio.

A exposição, que é de acesso livre, está patente todos os dias úteis entre as 10h00 e as 19h00, na Galeria Dr. Mário Botas da Ordem dos Médicos do Sul (Avenida Almirante Gago Coutinho, 151, Lisboa).

Esta mostra é a última do ciclo Symposium da Loucura, que reuniu a OM Sul e o Manicómio e fechará com uma conferência a 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental.

22 de setembro de 2022

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo