Faltam 212 especialistas nos Açores

Faltam 212 especialistas nos Açores

Os resultados, entregues ao Secretário Regional da Saúde numa reunião a 29 de junho, foram acompanhados de propostas para incrementar a formação específica de médicos no Serviço Regional de Saúde, para além de incentivos à fixação.


COMUNICADO DO CONSELHO MÉDICO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Carência de médicos no Serviço Regional de Saúde

O Conselho Médico dos Açores realizou, pela primeira vez, um inquérito aos Hospitais e Unidades de Saúde a fim de identificar a carência de médicos por Especialidade e em cada uma das Instituições e as conclusões são:

 

1- estão em falta 212 médicos especialistas, assim divididos:
2 - 54 em Medicina Geral e Familiar
3 - 154 em diferentes Especialidades Hospitalares
4 - 4 em Saúde Pública

As Unidades de Saúde de Ilha mais carenciadas são as de Santa Maria, São Jorge e Pico, onde tem sido muito difícil fixar médicos.

Relativamente aos Hospitais, onde se verifica maior carência é no Hospital do Divino Espírito Santo.

No que concerne às diferentes Especialidades no HDES a mais carenciada é a Anestesiologia, seguida da Medicina Interna, Pediatria, Medicina Intensiva, Urologia e Psiquiatria.
No Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira a especialidade mais carenciada é a Ginecologia e Obstetrícia, seguida da Medicina Interna.
No Hospital da Horta as Especialidades mais carenciadas são a Obstetrícia e Ginecologia, a Medicina Interna e a Nefrologia.

O Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores, manifesta a sua grande preocupação pela escassez de recursos humanos médicos, que conduz a um esforço enorme para colmatar as carências e prestar a melhor assistência clínica às populações. o cansaço é uma constante, que se agudizou neste último ano.
Desenvolveremos por todos os meios ao nosso alcance esforços conjuntos com todas as entidades a fim de se reforçarem os diferentes serviços mais carenciados.

30 de junho de 2021

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo