Fascínio pela pintura começou em Paul Klee

Fascínio pela pintura começou em Paul Klee

Eduardo Lourenço revelou-se surpreendido com alguns dos seus textos sobre pintura, que Barbara Aniello reuniu e deu corpo e a Gradiva editou como um livro, que o autor assim considera: "É uma compilação muito fora de mim mesmo".

Na sessão de lançamento do livro «Da Pintura», que decorreu na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, na tarde de dia 24 de junho, Eduardo Lourenço disse que pensava ser já difícil surpreender-se, mas que o trabalho de Barbara Aniello, investigadora e professora universitária italiana, de facto o surpreendeu.

Considerou-se basicamente "o que se pode chamar um ensaísta", mas verifica no livro, que até poesia escreve, referindo-se a um texto sobre Giotto, escrito "por baixo de uma base de copos", como revelou Barbara Aniello. Eduardo Lourenço explicou que tinha pela primeira vez contactado com a grande pintura europeia em Grenoble, nos anos 60, e que aí ficou fascinado com a obra de Paul Klee, o que o levou a apaixonar-se pela pintura.

A sessão de lançamento do livro «Da Pintura» decorreu na Biblioteca Histórica da Ordem dos Médicos, com organização, apoio e promoção do Conselho Regional do Sul, cujo Vice-presidente, Jorge Penedo, disse na ocasião, ser "uma honra ter na Ordem uma figura da dimensão e importância que tem Eduardo Lourenço".

Na sessão interveio também Rodolfo Beonha, diretor adjunto da editora Gradiva.

24 de março de 2003

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo