Fernão de Magalhães e o "drama" da volta ao mundo

Fernão de Magalhães e o "drama" da volta ao mundo

«O Drama de Magalhães e a Volta ao Mundo sem Querer Seguido de Um Museu dos Descobrimentos Porque Não?», título do livro de Luís Filipe F. R. Thomaz, foi também o tema da sessão «Debate com livro», no dia 10 de janeiro, no âmbito da parceria estabelecida entre o Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos e a editora Gradiva.
Nessa sessão, o autor explicou como surgiu a obra, começando por ser apenas o prefácio de um volume de banda desenhada e acabando como um livro, por esse texto se ter transformado em algo "demasiado específico e técnico".
Quanto à questão da criação de um museu dos Descobrimentos, também abordada na segunda parte da obra, o historiador João Paulo oliveira e Costa, que apresentou o livro, considerou: "Concordando com os argumentos do Prof. Luiz Filipe Thomaz sobre a importância  dos Descobrimentos e a justeza de serem musealizados, considero que pertencem a um conjunto ainda maior, um processo maior que não encaixa só nos Descobrimentos mas na conjuntura da História Portuguesa".

O Vice-presidente do Conselho Regional do Sul, Jorge Penedo, presidiu à mesa do debate, que foi muito participado no final das intervenções do autor e do historiador.

Guilherme Valente, editor da Gradiva, que também esteve presente, fechou a sessão.

11 de janeiro de 2019

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo