Formação discutida em Beja e Évora

Formação discutida em Beja e Évora

Alexandre Valentim Lourenço, acompanhado do vogal do CRS Nuno Gaibino, também membro do Conselho Nacional para a Pós Graduação, e Maria Olímpia Cid, do Colégio de Cirurgia Geral, discutiram com a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a direção clínica e a diretora do serviço de Cirurgia as condições de formação para os internos da especialidade.
A reunião visou "prestar apoio ao hospital na tentativa de resolver estes problemas", como disse o presidente do CRS. No Hospital José Joaquim Fernandes (Beja), a falta de especialistas de Cirurgia Geral tem afetado o programa de formação na especialidade, por exigir dos internos presenças frequentes em serviço de urgência.
Alexandre Valentim Lourenço recordou que em 2021 "serão realizadas visitas de idoneidade e perante a confirmação de que os problemas não se resolvem pode estar em causa uma perda de parte da idoneidade formativa em Cirurgia Geral.
Já em Évora, o problema está na formação especializada de Pediatria e também porque é escasso o número de especialistas, o que dificulta a formação das equipas de urgência, com recurso em excesso a internos.
Quer num quer noutro hospital, os responsáveis lamentam que seja difícil fixar novos especialistas no Alentejo, por não ser aliciante o trabalho fora dos grandes centros. Porém, o presidente do CRS recordou que se os médicos "encontrarem algumas condições especiais, bom ambiente de trabalho e projetos aliciantes que os realizem" trocam os grandes centros por unidades de saúde mais periféricas, mesmo que sejam apenas alguns".
Quanto às questões da formação, advertiu, em ambos os casos, que a Ordem "manterá sempre como uma das suas principais missões a vigilância apertada sobre os processos de formação médica", porque é "essencial que a qualidade dos médicos formados não se degrade".
Ambos os hospitais terão agora que trabalhar na resolução dos problemas apontados e discutidos e esperar que as visitas de idoneidade de 2021 possam manter a formação local nestas duas especialidades.

19 de dezembro de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo