Há 83 concelhos com três ou menos casos. Óbidos criou uma bolha que protegeu 12 mil habitantes

Há 83 concelhos com três ou menos casos. Óbidos criou uma bolha que protegeu 12 mil habitantes

Município secular da região centro não tem infetados. É um dos 83 concelhos do país que não constam do boletim de casos da DGS. Presidente da câmara, Humberto Marques, explicou ao DN como lidou com a pandemia e como contou com a colaboração de empresários locais e o "comportamento exemplar dos cidadãos".
Antecipar, antecipar, antecipar. Depois, informar, simular comportamentos e não esquecer que as pessoas precisam de comer quando se sentem em segurança e com saúde. Este é o segredo, se assim se pode chamar, de Óbidos, um dos concelhos do país que não constam da lista de casos positivos de covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS). O organismo não revela quais os municípios livres do coronavírus, por questões de "privacidade estatística". No entanto divulga a lista dos que têm três ou mais infetados, que são já 225, segundo os dados revelados nesta terça-feira (19 de maio). Fazendo as contas e tendo em conta que Portugal tem 308 municípios, sobram 83 concelhos. Destes, pode dar-se o caso de terem até três infetados sem aparecerem nos registos.
O município de Óbidos, que vive do turismo e recebia cerca de quatro mil visitantes de todo o mundo por dia, não regista atualmente qualquer caso. O presidente da Câmara Municipal de Óbidos (CMO), Humberto Marques, explicou ao DN que não há casos de covid-19 no concelho, embora já tenha havido um cidadão infetado que esteve sempre assintomático e atualmente já está recuperado. Para já são 11 772 pessoas livres de covid-19.
Óbidos fechou-se numa bolha protetora ainda antes de o país ficar de quarentena, graças "ao comportamento exemplar dos cidadão" e a uma "antecipação de medidas". A CMO começou a agir ainda antes de 10 de março, com a criação de um grupo de trabalho coordenado pela delegada de saúde pública, que incluía as várias entidades governativas, de saúde, de socorro e da GNR, que, segundo o presidente do município, se revelou importante por ser revelador dos comportamentos das pessoas e levou a uma acréscimo de disciplina em relação ao normativo despacho do estado de emergência.

Fonte: Dn online, 20 Maio 2020

20 de maio de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo