Hospitais do Médio Tejo lideram nas consultas

Hospitais do Médio Tejo lideram nas consultas

Unidades de saúde atendem em média seis mil utentes por mês em primeiras consultas. Abrangem 260 mil habitantes dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

 

Apesar da carência de médicos, o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) aumentou para 90 mil o número de consultas externas no primeiro semestre deste ano, colocando a instituição na liderança do ranking das consultas externas hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Em média, os médicos do CHMT receberam em primeiras consultas seis mil utentes por mês, ao longo do primeiro semestre, num total de 36 255. Já os casos que motivaram consultas subsequentes foram de 54 244, totalizando 90 499 consultas. No primeiro semestre de 2015, houve 34 692 primeiras consultas externas e 52 267 consultas subsequentes, o que totaliza 86 929.

Em comparação com outros hospitais da mesma dimensão, o CHMT aumentou em 40,1 por cento as primeiras consultas externas efetuadas no primeiro semestre, liderando o grupo C. Seguem-se a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, com um aumento de 38,4 por cento.

Para o presidente do Conselho de Administração do CHMT, Carlos Andrade, estes dados revelam o "empenho dos profissionais de saúde, em particular os médicos, em responder de forma mais célere e mais eficaz às necessidades da população". Resultam ainda da "melhoria da organização interna implementada nos últimos tempos".

O CHMT vai receber sete novos médicos, continuando com carência de ortopedistas, ginecologistas e cirurgiões. Integra as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas e abrange 260 mil utentes residentes em 11 concelhos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

 

Fonte: Correio da Manhã, 13 de Setembro 2016

13 de setembro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo