Hospitais do SNS com buraco de 253 milhões de euros

Hospitais do SNS com buraco de 253 milhões de euros

São mais 33,5 milhões que em maio de 2015. Gestores estão preocupados: despesas com medicamentos e pessoal estão a aumentar.

 

As contas dos hospitais públicos estão a derrapar. Em maio, as instituições apresentavam resultados operacionais negativos em 252,7 milhões de euros, mais 15,3% (33,5 milhões) que há um ano. O EBITDA (lucros antes de juros,

impostos e amortizações) apresentava um saldo negativo de 195 milhões de euros, mais 21,3% que em maio do ano passado. Comparando períodos homólogos, os valores são os mais elevados desde 2013.

Gestores ouvidos pelo i dizem-se preocupados e à espera de uma solução para o impasse financeiro no SNS. A assistência à população não está comprometida, mas cada vez há mais dívidas junto da indústria farmacêutica e, nos próximos meses, os pagamentos a fornecedores mais pequenos podem também ficar em risco. A situação tem merecido a atenção da tutela: na segunda-feira, uma reunião juntou os administradores e há um acompanhamento semanal das unidades. O objetivo é tentar garantir ao máximo a estabilidade orçamental. Como será possível é a interrogação dos gestores, até porque há complicações à vista e o dinheiro não estica.

Os dados sobre o desempenho das unidades constam da Monitorização Mensal da Administração Central do Sistema de Saúde, atualizada esta semana.

 

Fonte: jornal i, 14 de Julho 2016

14 de julho de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo