Hospitais penalizados por falhas nos tempos de espera

Hospitais penalizados por falhas nos tempos de espera

Ministério da Saúde quer reduzir em 25% espera nas consultas e cirurgias. Falhas nas urgências também afetarão pagamentos.

 

Os hospitais que não cumprirem os tempos de espera para consultas, cirurgias e urgências vão ser penalizados no financiamento, havendo também prémios para aqueles que tiverem melhores resultados. Os contratos-programa de 2016 para os hospitais – que definem regras e metas para o pagamento das unidades – vão incluir pela primeira vez estes indicadores sobre o acesso dos utentes à saúde.

Segundo o plano estratégico da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), os tempos de espera vão ter de diminuir 25% até 2017, o que significa que, só na cirurgia, poderão aproximar-se da mediana de dois meses. Questionada pelo DN, a ACSS refere que serão introduzidas várias iniciativas. Vai haver ajustamento “da forma como se efetua o pagamento da atividade hospitalar- incentivando o cumprimento e penalizando o incumprimento”. Neste caso, esclarece, pode haver penalizações até 1% do orçamento atribuído em cada ano mas também prémios até 5% quando as metas são cumpridas.

 

 

Fonte: Diário de Notícias, 22 Fevereiro 2016

22 de fevereiro de 2016

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo