Hospital de Santo António no Porto recebe câmaras de proteção profissional

Hospital de Santo António no Porto recebe câmaras de proteção profissional

O movimento “Todos Por Quem Cuida” entrega hoje ao Hospital de Santo António, no Porto, as primeiras câmaras de proteção profissional ao ato de entubação, de um total de 500 unidades a distribuir em todo o país.
Criado para “entregar material determinante para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses durante a pandemia da covid-19”, o movimento “Todos Por Quem Cuida” vai oferecer câmaras de proteção profissional ao ato de entubação a todos os hospitais do país, de forma a reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus e outros agentes infecciosos durante estes procedimentos, que se realizam nos blocos operatórios e nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
“No total, serão entregues 500 unidades em todo o país, no âmbito de uma ação da conta solidária criada pela Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma [Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica] e da sociedade civil”, adianta o movimento em comunicado.
Segundo refere, as 500 caixas de proteção serão entregues progressivamente “aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas também do setor social e privado”.
Com esta oferta, o fundo pretende "dar o seu contributo a todos os hospitais do país, com a oferta de um equipamento validado por técnicos que pode ajudar a minimizar o risco a que os profissionais de saúde estão expostos, nomeadamente neste tipo de procedimentos que são praticados nos blocos operatórios e nas UCI de todo o país”, refere.
As ‘caixas de entubação’ são um equipamento de proteção para os profissionais de saúde que precisam de realizar procedimentos em que existe um elevado risco de produção de aerossóis, como a entubação e/ou extubação de doentes.
“Estas caixas funcionam como uma barreira física entre o doente e os profissionais nestes momentos, mantendo a visibilidade do procedimento durante a sua execução”, lê-se no comunicado.

Fonte: Agência Lusa, 27 Abril 2020

27 de abril de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo