Mais de duas mil análises recolhidas em empresas de Lisboa e Vale do Tejo

Mais de duas mil análises recolhidas em empresas de Lisboa e Vale do Tejo

O INEM recolheu desde sábado amostras para testagem de covid-19 em mais de 2.000 trabalhadores de empresas da zona de Lisboa e Vale do Tejo, sobretudo no concelho de Azambuja, afirmou hoje o secretário de Estado da Saúde.
Na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia, António Lacerda Sales indicou que entre sábado e segunda-feira tinham sido recolhidas 2.000 análises e que só na segunda-feira foram recolhidas 945 amostras.
Na zona que concentra “mais atenções e maiores preocupações” das autoridades de saúde, continua a centrar-se a maioria dos novos casos de covid-19 e foram recolhidas amostras em “várias dezenas de empresas”, a maioria “na zona da Azambuja”.
“Outras estão a acontecer durante o dia de hoje e as restantes estão agendadas para os próximos dias”, adiantou, indicando que no fim da semana será feito um balanço.
Lacerda Sales afirmou que o plano de testagem do INEM, em articulação com as autoridades de saúde, o Instituto da Segurança Social e Autoridade para as Condições de trabalho, se estenderá a outras empresas para além das já analisadas.
As amostras são processadas pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge e por outros hospitais da região, indicou Lacerda Sales, salientando que a estratégia para conter o surto é “identificar, testar e isolar muito rapidamente” os casos de infeção pelo novo coronavírus.
Lacerda Sales afirmou que as medidas agora tomadas, sobretudo em torno de empresas de construção civil e trabalho temporário, “só terão impacto em duas semanas”, o tempo médio de incubação do novo coronavírus.
Os técnicos do instituto estão a trabalhar, em alguns casos “de manhã até bem depois da meia-noite”, num processo logisticamente complexo para o qual “as empresas têm manifestado grande disponibilidade”, indicou o presidente do INEM, Luís Meira, também presente na conferência de imprensa.

Fonte: Agência Lusa, 2 junho 2020

2 de junho de 2020

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo