Médicos devem alargar áreas de formação

Médicos devem alargar áreas de formação

O Bastonário da Ordem dos Médicos, que fechou a sessão de abertura do encontro, ao início da tarde de dia 6 de maio, disse aos jovens médicos que "é fundamental ter uma formação mais ampla do que aquilo que se aprende em Medicina ou em cada um dos internatos de especialidade".
E elencou as áreas em que defende esse tipo de formação abrangente. Desde logo formação em liderança, alertando que os médicos "têm que liderar equipas e devem sabê-lo fazer bem", mas também em gestão de unidades de saúde, ou nas áreas da bioética, o que vai ser "particularmente exigente com  introdução das novas tecnologias".
Para além destas, Miguel Guimarães apontou também a comunicação, "muito importante para a preservação da relação médico-doente como peça essencial" do tratamento de qualidade e também "para a humanização dos cuidados de saúde", explicou, considerando ainda outros aspetos da formação como o do direito ligado à Medicina.
O Bastonário da Ordem dos Médicos participou na sessão de abertura do mostrEM 2019, em Lisboa, iniciativa realizada pelo Conselho Regional do Sul e pelo Conselho Nacional do Médico Interno, e que visa dar aos jovens internos que vão escolher a especialidade uma visão de cada uma das especialidades, com a participação de um especialistas e um interno, que relata as suas experiências.

6 de maio de 2019

Categorias

Categorias

Arquivo de Notícias

Arquivo